sábado, 13 de dezembro de 2014

FOTOS ANTIGAS – ANOS 50 – DODGE WC 54

                                                                                 © 2014 Marcio Rovere Sandoval


Fig. 1 – Foto de Volkmar Wentzel (1915-2006) da National Geographic Society nas Grutas de Ellora na India em 1953. Uma foto semelhante foi publicada na NGS de maio de 1953, p.674, na matéria intitulada “Índia´a Sculptured Temples Caves”, de autoria deste mesmo fotógrafo. A foto acima foi publicada em agosto de 2006, ilustrando o editorial da NGS na ocasião do falecimento de Kurt, como ele era conhecido.

Vários detalhes chamam a atenção nesta imagem exótica, como o templo, o veículo, o aspecto jovial do explorador, o romantismo das viagens em locais até então pouco acessíveis, em suma um marco indelével na linha do tempo.

Na edição da NGS de setembro de 2006 na sessão “Photo Journal” encontramos mais um pouco sobre esta foto e de seu realizador, vejamos:

« Faça a Índia » Estas foram as únicas instruções da National Geographic a Volkmar « Kurt » Wentzel, no final dos anos 40. Durante dois anos e mais de 65 000 km, o intrépido fotógrafo percorreu o subcontinente em uma velha ambulância reconvertida que ele havia comprado em Calcutá por US$ 600 e uma adesão à National Geographic Society. A reação da revista frente à aquisição? Vejamos nas próprias palavras de Kurt: “Eu havia levado a ambulância em um lugarejo próximo à Deli... Eu a fotografei com uma vaca em primeiro plano e crianças indianas escalando por cima, e enviei à redação. Eu recebi uma resposta um pouco sarcástica do serviço de contabilidade dizendo: “Caro Sr. Wentzel, eu gostaria de chamar sua atenção sobre o fato de que uma letra de crédito serve para retirar pequenas quantias. Nós gostaríamos de saber por que você precisou de tanto dinheiro?” Eu me senti totalmente arruinado. Eu me dizia que havia metido todos os ovos na mesma cesta e que, agora, eles estavam descontentes comigo. Eu estava literalmente na miséria, quando um telegrama – que eu tenho ainda – chegou, assinado por G.H.G. (Gilbert H. Grosvenor, Presidente da NGS e redator chefe da revista): “Felicitações, aquisição de veículo reportagem fotográfica National Geographic. Boa viagem.” Para Kurt, foi o início da aventura.” (Grifo e tradução nossa).     

Ambulância reconvertida? Mas qual?

Depois de uma pequena pesquisa temos:

Trata-se de um Dodge WC 54, um caminhão leve desenvolvido durante a 2ª Guerra Mundial (1940-45) que serviu principalmente como ambulância pelo exército americano de 1942-45, inclusive na Batalha da Normandia (Dia D). Foi utilizado também na Guerra da Coréia pela US Army Medical Corps (1953) e em outras ocasiões até os anos 60, inclusive pelos exércitos de países europeus. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) também utilizou este veículo. Foram produzidas cerca de 26.000 unidades das quais 22.857 ambulâncias. Muitos deles passaram ao uso civil, como é o caso do veículo da NGS.



Fig. 2 – Comboio militar na França (Saint-Lô) durante a 2ª Guerra Mundial. (Fonte: Wikipédia).

   

Fig. 3 – Campo de armazenamento para os recém-produzidos Dodge WC-54 ambulâncias a espera do envio na fabrica de Detroit, durante a 2ª Guerra Mundial, em agosto de 1942. (Fonte: Olive Drab).
  


  Fig. 4 – Ambulância restaurada (Dodge WC-54) em parada militar na França. (Fonte: Wikipédia)   


National Geographic France, agosto de 2006.
National Geographic France, setembro de 2006.
The National GeographicMagazine, maio de 1953.
Wikipédia

Autor: Marcio R. Sandoval
E-mail: sterlingnumismatic@hotmail.com

© 2014 Marcio R. Sandoval